quarta-feira, 21 de outubro de 2009

ELES INSISTEM

Na semana passada, na novela viver a vida, aparece uma cena de conflito entre duas irmãs. Uma é politicamente correta e a outra é o oposto. Até ai tudo bem, é mais uma velha batalha do bem contra o mal. Mas dessa vez o autor se superou na tentativa insistente, não só por parte dele mas de todos os outros autores, de fazer com que a atitude da personagem em relação ao sexo reforce seu caráter.
Na cena, a irmã má debocha do fato da "certinha" ser virgem, diz que não quer parceiro fixo, quer só "ficar", ou seja, é sexualmente livre. Na mesma cena, chega a desejar que sua irmã morra num acidente de avião, por isso sua mãe a chama de serpente. Lembram da serpente? É aquela mesma que estam pensando, a da bíblia. Sacaram a mensagem? Se não sacaram, vou revelar para vocês. Pessoas que tem liberdade sexual são imorais e serão punidas no final. Pessoas sexualmente "bem comportadas" tem bom caráter e merecem viver felizes para sempre no final. Façam uma retrospectiva das novelas e verão que as personagens do bem só transam por amor, são sempre fiéis, quando não o são se arrependem e nunca usam o sexo para conseguir algo para o bem ou para o mal. Os vilões são furacões na cama, fazem sexo porque gostam, por prazer ou para alcançar seus objetivos. Numa outra novela, do mesmo autor, a "mocinha" tinha até nome de santa, Edwirges. Sua rival que se chamava Gracinha (ou seja, só um corpo bonito) usou o sexo para separar o par romântico e dar o golpe do baú. Em caminho das índias, a Norminha, mulher do guarda, enganava o marido, mas como era uma personagem cômica não sofreu punições. Já na novela a favorita, a mulher do prefeito foi punida com espancamento em praça pública, loucura e morte.
Os exemplos são inúmeros. Parece até tática nazista: repetir uma mentira muitas vezes até que ela se torne verdade. A tática é dos nazistas mas a mensagem é dos religiosos. Estes querem tornar a liberdade sexual uma questão de caráter, de mau caráter. Claro, as religiões se alimentam da culpa, do sofrimento, do desprazer nessa vida para que a promessa de paraíso após a morte seja um alento.
A vida é aqui e agora. O sexo é uma necessidade do ser humano. O prazer pelo sexo e o pleno exercício deste prazer não falam nada sobre o caráter de alguém. Então, Manoel Carlos e colegas de profissão, tem gente aqui bem crescidinha que sabe muito bem onde está e onde não está a moral na estória e na História.

Nenhum comentário:

Postar um comentário