terça-feira, 3 de novembro de 2009

DITADURA DA BELEZA PARA ELES TAMBÉM.

Na revista Época, do dia 19/10/09, há uma matéria sobre a crescente infelicidade feminina. Pesquisas mostram mulheres cada vez mais tristes, principalmente após os 40 anos. Considerando que mulheres e homens vem trabalhando número de horas semelhante e que os homens vem dividindo, cada vez mais, as tarefas domésticas e as horas que passam com os filhos, a culpa foi colocada na famosa ditadura da beleza. Todos a criticam como se ela fosse algo novo ou uma armadilha das indústrias de roupas e cosméticos.
Nem uma coisa nem outra. Na natureza, a beleza é importante no processo de seleção sexual. A fêmea do pavão escolhe o macho que tiver a cauda mais bela. A beleza seria importante de maneira direta ou indireta. Há essa discussão entre os evolucionistas. De maneira direta, a própria beleza atrairia as fêmeas. De maneira indireta, a beleza indicaria a qualidade dos genes dos machos. No reino animal, é comum que as fêmeas escolham os machos, como no exemplo dos pavões. Em relação à espécie humana, não é possível saber quem escolhia quem. Se as mulheres escolhiam os homens ou se eram escolhidas por eles. Isso entre os nossos ancestrais. Alguns cientistas concordam que , neste caso, houve e ainda há uma via de mão dupla. Só que, em algum momento, nos processos de escolha, as mulheres passaram a dar mais importância a outras características nos homens : força, gentileza, sucesso profissional, status, etc. Já para eles a beleza continuou sendo importante. Isso aconteceu, provavelmente, quando se estabeleceu a superioridade masculina e a mulher passou a ser dependente do homem. Houve épocas em que a beleza masculina foi valorizada, mas apenas como símbolo de poder, não como meio direto para seduzir as mulheres.
Quem é capaz de negar que ter um relacionamento com alguém belo é bom pra caramba? Exageros à parte, por que seria algo ruím tentar permanecer belo o maior tempo possível? Ou mesmo tentar tornar-se belo? Há maneiras saudáveis de moldar corpo e rosto. O modo de se vestir também ajuda. Então por que essa reação à ditadura da beleza? Acontece que os padrões de beleza mudaram. São mais difíceis de serem alcançados, ainda mais com a gastronomia à nossa disposição. O mundo globalizado também expõe mais as pessoas, ou seja, a concorrência fica maior. E o principal é que a mulher, antigamente, tinha todo o tempo do mundo para cuidar da beleza. Claro, ela não tinha que dividir o tempo com o trabalho. Então a ditadura da beleza nos coloca em desvantágem em relação aos homens? É obvio que sim. Desde que não cobramos beleza deles também. Para a mulher é feio dizer que dá importância à beleza. Elas dizem: "beleza não é fundamental", "o que importa não é a beleza", etc. Outro dia, no programa Fantástico, um grupo de mulheres tentava resolver o problema de uma jovem que estava com sobrepeso. Por causa disso ela não conseguia tirar a roupa na frente do marido. Para minha surpresa o marido era mais gordo que ela. Ela era até bonita. Ele era feio mesmo, mas não estava preocupado com isso. Os homens que frequentam as academias malham para eles mesmos. As mulheres malham para agradá-los.
A mulher pode ser independente. O sexo não está mais, necessariamente, ligado à procriação. Chegou a hora de valorizar a beleza masculina também. Temos esse direito. Os homens ficam atraentes por mais tempo que as mulheres? É visível que os homens mais velhos considerados "charmosos" sempre contam com a ajuda de uma boa conta bancária ou status. Assim, nós também podemos ficar atraentes por mais tempo. O tempo é algo que realmente não podemos desperdiçar. A mulher, quando jovem, fica prisioneira de falsos valores morais e não aproveita a beleza própria da juventude. Mais ou menos perto dos 40 anos, quando ela consegue se libertar um pouco desses falsos valores morais ai ela torna-se prisioneira do seu corpo. É cruel, mas podemos mudar essa realidade!
Mas e aí, as feias não tem chances? Sejamos realistas, para o sexo casual, elas, com certeza, terão menos chances. Mas para conseguir parceiros fixos, nada que cuidados para melhorar a aparência, cultura, humor, conhecimento, sucesso profissional e outras coisas legais não resolvam!

3 comentários:

  1. Marussia, não conhecia o seu espaço! Dei uma olhada rápida e gostei muito. Posso destacar o seu comentário lá no meu blog e respondê-lo num post? Senão a resposta vai ficar muito grande... E vamos nos conhecer em Fortaleza, espero!

    ResponderExcluir
  2. Marussia de Andrade Guedes3 de novembro de 2009 às 16:51

    Sim, claro. Também será um prazer conhecer você.

    ResponderExcluir
  3. gostei muito do texto...
    e tudo q está aí é uma verdade,
    principalmente a parte q fala q as mulheres vão as cademias só para atrair os homens...

    ResponderExcluir